10 Assuntos de podcast que podem ser abordados

6 Assuntos que podem ser abordados em podcast

Nos grupos de podcasts que participo, alem de diversos programas, como por exemplo o “adormecido” Os Comentadores, vemos recorrentemente uma questão: Quais podcasts não existem ainda, quais assuntos faltam ser abordados. Com base nisto resolvi pontuar os 6 Assuntos de podcast que podem ser abordados.

Lógico que, nós apaixonados pela mídia, vemos diariamente,  andando pelas ruas, situações que nos levam a pensar: por que não existe um podcast sobre isto?

Idéia, Negócios, Homem, Trabalhador

Mas uma coisa é certa: não basta apenas a boa idéia, uma destas duas coisas é primordial para que o projeto deslanche: conhecimento, e ou curiosidade e interesse pelo tema. Não adianta eu ter uma brilhante idéia sobre m podcast que ninguém fez se eu não tiver interesse e gosto pelo tema.

Ilhas Canárias, Naufrágio, Navio

Sem estas premissas pode ser que seu projeto afunde, sem mesmo ter a chance de alcançar seu público alvo.

Mas indo ao que interessa, não quero aqui ditar o que precisa ou não existir na mídia podcast. Quero apenas com estes 6 tópicos, ilustrar a infinidade de assuntos que podem ser abordados.

A lista:

Para elaborar esta lista fiz o mais básico: fui ao meu agregador preferido(Podcast Addict), e fiz uma pesquisa sobre estes temas. Minha surpresa foi: temos pouco ou nada destes temas. Principalmente em português.

Assuntos de podcast que podem ser abordados

Pescador, Pesca, Carretel, Rio, Haste

Pesca

Pescaria é uma paixão de grande parte dos brasileiros. É muito comum vermos nas estardas, aos finais de semanas, e feriados, pessoas com toda sua tralha em carros e caminhonetes, isto sem contar parte do mercado de turismo sustentado pelos pescadores.

No Brasil temos uma riquíssima bacia hidrográfica, propiciando ainda mais o cenário pesqueiro. A paixão é tanta, que temos revista e programas de TV abordando o assunto. Assim, por que não ter podcasts falando do assunto: a turma da pescaria poderia consumir seu produto nas viagens, sem contar que quem produz pode facilmente,com um bom equipamento, criar nas próprias pescarias.

Aeromodelo, Modelo De Vôo, Modelo

Aeromodelismo

Um hobby que tem até clubes formados em vários pontos do Brasil. Não vou me arriscar muito, pois não conheço o tema, mas sei que se tem pessoas que gostam, tem possibilidades de ouvintes e é uma forma de divulgar.

Quem detém o conhecimento pode usar a mídia podcast para se ajudar e também atrais mais interessados.

Natal, Férias, Yuletide, Oficina

Artesanato

A principio ia abordar uma das áreas do artesanato, mas é um assunto tão amplo que preferi falar no geral mesmo.

Madeira, pintura, biscuit, papel, tricô, é tanta coisa que não dá para relacionar, mas é um mercador riquíssimo. Dá para ter por exemplo “aulas em podcast”, dicas, diculgação, afinal, quem produz muitas vezes vende e até vive do artesanato.

Churrasco, Fogo De Chão, Picanha, Carne

Churrasco

Outro assunto que esta diariamente nas bocas do Brasil. De acender a churrasqueira, até o cortar da carne existem milhares de técnicas envolvidas. E cada um domina e defende a sua como certa. Mas a variedade de assuntos que cercam o tema churrasco é infindável. Sem contar outros assuntos interligados. Cutelaria, carnes e afins, e tudo mais.

Especiarias, Prateleira, Jarra, Cozinha

Culinária

Já sugeri pescaria, já falei de churrasco, ainda na cozinha, o sucesso que os canais de vídeo, fazem com culinária, poderia ser facilmente replicado na podosfera. Logico que temos a desvantagem de não contar diretamente com o fator imagem. Mas isto resolve-se com bons posts. Podcast é uma mídia que inclusive se complementa e complementa a outras.

Assim como ter um podcast, todo mundo pode cozinhar. E compartilhar isto em podcast pode ser “uma receita” de sucesso.

Judo, Mãos, Quimono

Judô e artes marciais.

Principalmente as olímpicas, são, como maioria dos esportes no Brasil, totalmente carentes de divulgação. Quando a mídia se presta a falar algo, corre-se o risco de ser um desserviço. Peguei o judô como base por ser olímpico e um dos esportes que nos deram ouro no passado. Mas temos: jiu-jitsu, karatê, tae kwon do, e tantas outras.

Existe muito preconceito da população a muitas artes, e um podcast pode ser de grande ajuda para abordar todos assuntos ligados aos esportes. Isto sem contar divulgação de agendas, técnicas, noticias, enfim.


Conclusão:

Assunto não falta, basta querer e falar do que gosta ou sabe. Assim é a mídia podcast. Totalmente democrática e acessível a praticamente todos.

Escolha se assunto, ache seu nicho, comunique-se e faça-se entender. Ajude seu hobby, profissão, ou o que quer que seja, chegar a um maior numero de pessoas.

7 Thoughts to “6 Assuntos que podem ser abordados em podcast”

  1. Parabéns pela postagem. De fato são assuntos extremamente relevantes e que não são abordados. O problema é apresentar o podcast para esses conhecedores e em muitas ocasiões, esses relevantes nem sabem o que é podcast. É muito comum ver profissionais da área de tecnologia entre os podcasters atuais. E o que a grande maioria curte? Mais do mesmo que sempre vemos por aí (e não há problema algum nisso).
    O que precisa ser feito é tirar o podcast do virtual e apresentar para o real e fazer a mídia encontrar essas pessoas. Eu pelo menos tenho feito minha parte.

  2. Realmente o http://vcnatrilha.com.br/ faz um grande serviço neste sentido. A cada programa, acredito que no minimo uma pessoa conhece a mídia(com certeza é mais), mas as vezes um é o suficiente. É o que acredito, que muitas vezes dependemos de uma pessoa certa para fazer o “famoso” boom.

  3. Excelente post, eu por exemplo sinto falta de vários temas inclusive dentro do segmento religioso. Existem poucos Podcast cristãos por exemplo falando de cultura pop, música e outros temas. Até conseguimos achar um ou outro mas acredito que poderíamos ter mais. Não digo no quesito evangelização mas sim abordando diversos temas . Temos alguns mas precisamos de mais acredito.

  4. Eu já sinto falta de podcast cristão falando de cristianismo mesmo. Acho a cultura pop excessivamente saturada.

  5. Paulinho Siqueira

    Caramba. Realmente amei o post.
    Alguns assuntos podem ser desafiadores de se fazer na mídia de podcast.
    Já pesquisei sobre drones e não achei em português e nos EUA tem um monte. Tem um colega com canal no YouTube que se interessou em fazer.
    Vamos ver se vira.
    Parabéns

  6. Pois é Paulinho. Podcast e uma mídia, logo envolve comunicação, logo da pafa se falar de tudo. Seu podcast é um exemplo disto. Infelizmente o podcast no Brasil está meio que travado dentro de um certo nicho. Tem surgido variedades, mas ainda deixa muito a desejar.

  7. Paulinho Siqueira

    Claro. E a forma da “visualização” num podcast vai depender da criatividade dos produtores. Assim conseguiríamos imaginar como fazer um biscuit por exemplo.

Comments are closed.