Podcast, como posso ajudar? Muita gente quer este crescimento da mídia. Seja ouvinte seja produtor,  muita gente quer ver este crescimento. Vamos a alguns pontos que podem ajudar. Separando entre ouvintes e produtores.

Ouvintes:

  • Procure sempre comentar,  principalmente na página dos seus podcasts favoritos. Isto ajuda de várias formas:
    Incentiva a produzir;
    ajuda dando Page views,
    alimenta o site com conteúdo que ajuda em pesquisas(quem usa o Disqus tem esta vantagem).
  • Divulgue entre seus amigos.  Sempre temos aqueles amigos resistentes que não querem ouvir podcast.  Mas a insistência pode quebrar isso,  mesmo você não sendo o chato do podcast:
    Compartilhe sempre episódios em suas redes sociais.
    Faça posts comentando pontos positivos sobre o episódio.
    Revele algo que aprendeu ou que lhe marcou.
  • Usando estes artifícios você  pode alcançar amigos sem incomodá-los.
  • Dinheiro sempre ajuda.  E quase todo podcaster gasta mais do que ganha com a mídia. Então se puder, colabore financeiramente também.  Seja comprando produtos anunciados ou licenciados,  seja doando para plataformas de colaboração.
  • Se conseguiu que um amigo ouça a mídia,  ensine-o a usar agregadores ou mesmo a ouvir no site.  Evite dar a ele o MP3 pronto.  Números ajudam muito  no incentivo e crescimento do produtor.

    Produtores:
  • Evite se referir a mídia de forma depreciativa. Coisas como: ninguém ouve mesmo, ou podcast é coisa de Nerd,  pode ser engraçado a quem é  do meio,  mas afastar quem está de fora. Lembre-se que podcast é uma mídia super inclusiva,  bastando apresentar o programa certo ao ouvinte certo.
  • Procure fazer crossovers. Convide outros podcasters a ir a participar do seu programa,  seja quem for.  Convide o grande e o pequeno. As vezes o não do grande é mais certeiro,  mas alguns são super solícitos e aceitam.  Já os pequenos,  ou iniciantes,  não podem ser abandonados,  afinal todos somos ou fomos pequenos um dia. E se lhe apresentar a um ouvinte novo que seja,  já é muito bom.
  • Comentem nos podcasts alheios. Pode parecer um “cheat” , mas acho válido você comentar e se apresentar : sou fulano, do podcast X, onde falamos de Y.
  • Seja respeitoso com seus colegas podcasters.  Se  você tem intimidade o suficiente e respeito pode brincar de rivalidade. Agora se esta rivalidade é real, reveja seus conceitos ou evite tratar disto nos seus episódios.
  • Abra espaço para spots ou divulgações alheias,  mesmo não tendo convidados. Lembre que ao divulgar um podcast você não perde ouvintes, mas, ganha seu companheiro podcaster e ganha você com uma atitude bacana.
  • Respeite seu ouvinte,  cada um deles como se fosse o mais importante de todos. Brincadeiras jocosas e desrespeitosas podem afastar mais do que o ofendido. Alguns podcasts conseguiram isso de brincar com os ouvintes,  mas  cuidado ao imitá-los,  pode ser um tiro no pé.
  • Seja solícito e prestativo: lembre-se que todo iniciante é um grande podcaster em potencial, as vezes a pergunta idiota de hoje foi minha grande dúvida do passado. Logico que não se pode dar tudo de mão beijada, sempre tem aquele que folga. Mas não custa pelo menos dar o caminho das pedras. Destas pequenas ajudas podem surgir grandes parcerias e grandes amizades.

Conclusão:

Seja você produtor ou ouvinte, há muito o que se pode fazer para ajudar a mídia.  Independente  do seu tamanho ou alcance. Um detalhe importante é que este não é um guia definitivo sobre o assunto, mas sim um ponto de partida.Existem vários outros métodos, seja criativo  e use o seu.

Use os comentários e compartilhe conosco. ou envie-nos um e-mail, ou ainda, entre em contato pelo Telegram.


Ajude-nos a manter o site no ar e livre de propagandas, contribua com qualquer  valor:

6 Thoughts to “Podcast Como posso Ajudar”

  1. Muito bom posicionamento, precisamos valorizar a mídia podcast principalmente os produtores, se preocupando com qualidade pra começar, parabéns ao autor!

  2. É o tipo de postagem que todo podcaster sabe e quer fazer mas sempre deixa para depois. kkkk
    Parabéns pelo texto.

  3. Grande Renan, mas começaram errado, cade a apresentação de onde é e qual podcast? hehehe

  4. Muito legal o seu site senhor a 😀
    Sobre o Post eu penso que seja grande ou pequeno todos podemos ajudar.

  5. Com certeza, não importa o tamanho.. as vezes uma coisa simples poder ser uma grande ajuda.

Comments are closed.